Pesquisar este blog

Translate

1.11.11

Oscar Niemeyer: Puerto de La Musica

Olhando sites sobre arquitetura achei o site do querido Oscar Niemeyer, lindo, bem organizado e de muita criatividade o site busca mostrar todos os fatos relevantes a vida desse grande arquiteto. Na busca encontrei o projeto do Puerto de La Musica, na Argentina, datado de 2008.



Oscar Niemeyer: Puerto de La Musica




"Ao projetar este teatro para Rosário, na Argentina, a minha preocupação foi manter duas soluções arquitetônicas que venho adotando quando se trata de um teatro.


 
Primeiro, garantir que o espetáculo não se limite aos que estão na platéia, mas também alcance os que de fora - 20 ou 30 mil - possam dele participar. Solução que me espanta não ter sido adotada há mais tempo, conferindo ao teatro outra importância.



 
 A outra solução, que não canso de repetir em todos os meus projetos, consiste em levar o espetáculo diretamente ao foyer e à sala de espetáculos - o que evita obrigá-lo a uma circulação mais longa e desnecessária. Preocupou-me também dar ao novo teatro uma forma diferente, criando a surpresa arquitetural com que procuro caracterizar a minha arquitetura.
   Lembro-me ao desenhar o corte transversal do projeto, a curva que sobre a platéia pedia uma solução mais favorável à acústica, ao contrário do palco, que justamente exigia maior altura.
 O aspecto exterior do projeto estava definido; nada arbitrário, tudo ligado ao problema estrutural que surgia.
   Revi o projeto. Senti que a forma circular adotada funcionava bem, que as rampas que ligava a platéia ao palco estavam corretas, que, apesar dos quatro camarotes incluídos na platéia, ela subia suavemente sem interrupções.
O interior do projeto estava resolvido, e criar dois camarotes laterais maiores nos pareceu apropriado, lembrando como eles são usados e como são necessários em certos eventos especiais.

Deixando o trabalho de lado por dois ou três dias, interessados em examiná-lo de novo pela última vez. Tudo nos pareceu correto, e é com otimismo que estamos apresentando a vocês este projeto."






Texto e imagens de formato CAD retiradas do site Oscar Niemeyer.
Demais imagens retiradas do google.com.

Como complemento para este post, trazemos um indicativo de leitura extra, o Artsy. Essa página traz informações relevantes sobre o arquiteto Niemeyer e diversos outros arquitetos e artistas do mundo, com galerias e descrições sobre obras e peças criadas por eles. Para mais informações sobre a galeria de Niemeyer, através deste site, é só clicar em Artsy.

Follow by Email

O que se passa:

https://www.facebook.com/S3ArquiteturaEPlanejamento