Pesquisar este blog

Translate

27.10.11

Le Cobusier: Villa Savoye


Le Cobusier

Charles-Edouard Jeanneret, conhecido por Le Corbusier, nasceu a 6 de Outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida em França. Foi um arquitecto que constituiu um marco muito importante no desenvolvimento da arquitectura moderna. Com a publicação de «Vers une Architecture» (1923) ele adoptou o nome Le Corbusier, e dedicou todo o seu talento e energia à criação da uma nova e radical forma de expressão arquitectónica. Em 27 de Agosto de 1965 morreu afogado no Mediterrâneo.
Entre 1942 e 1948, Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor». Baseado na razão de ouro e nos números de Fibonacci e usando também as dimensões médias humanas (dentro das quais considerou 183 cm como altura standard), o Modulor é uma sequência de medidas que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições arquitecturais. O Modulor foi publicado em 1950 e depois do grande sucesso, Le Corbusier veio a publicar, em 1955, o «Modulor 2». 

Texto e imagem retirados do site  www.educ.fc.ul.pt.



Villa Savoye

Um exemplo precoce e clássico do "Estilo Internacional", que paira acima de um plano grama fina Pilotis de concreto, com tira de janelas e um telhado plano com uma superfície de pavimento, rampa, e alguns toques confinada de paredes curvilíneas.

                 
"Ao contrário dos locais confinados na maioria das casas antes de Le Corbusier, a abertura do site Poissy permitiu uma construção autônoma e plena realização de seu programa de cinco pontos. Essencialmente a casa compreende dois pontos contrastantes, bem definidos, mas interpenetrando os aspectos externos. O elemento dominante é a única caixa quadrada, um elemento puro, que envolve, uma elegante forma geométrica que é elevada acima do esbelto pilotis, sua pele de vidro (janelas) roda ininterrupta de canto a canto (mas não sobre eles, preservando assim a integridade dos os lados do quadrado). " 

(Marvin Trachtenberg and Isabelle Hyman. Architecture: from Prehistory to Post-Modernism. p530.)



Local da construção: Poissy, França
Data de construção: 1928 até 1929
Estilo: modernista

 Texto e imagens retiradas do site Greatbuildings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que se passa:

https://www.facebook.com/S3ArquiteturaEPlanejamento